OS DILEMAS DA AMAMENTAÇÃO
Mesmo antes de engravidar, amamentar é um mundo de dilemas para as mulheres!
Antes de engravidar questionamos se vamos amamentar, observamos as outras mães… umas desejam esse momento… outras temem por esse momento!
Quando estamos grávidas começam os medos: vou conseguir amamentar? Terei leite suficiente? Não quero amamentar, mas será que devia? Vai doer, vai gretar? …
Quando somos mães pela primeira vez começam as dúvidas: Porque chora o bebé, será fome? O meu leite será bom? O meu bebé está com cólicas, será da minha alimentação? …
Para todas estas perguntas vou apenas dar uma resposta e partilhar brevemente a minha experiência da amamentação!
A minha resposta: vai ter de passar pela amamentação para poder dar resposta a estas e outras dúvidas! E mesmo quem não quer amamentar devia tentar, para perceber se é mesmo isso que quer! Em todo o caso, a leitura de livros, blogues ou ouvir apenas as amigas já mães (que na minha opinião são a melhor ajuda), pode tranquilizar em algumas situações! Por isso aconselho que espreitem o blogue “mamar ao peito” (ir a Dicas – Sugestões de leitura).
O MEU TESTEMUNHO
O meu caso faz parte dos invulgares! Com 31 semanas os meus bebés não mamavam diretamente no meu peito! Então o meu bebé era a bomba elétrica e tive de criar um laço afetivo com ela!
Tive a sorte de uma enfermeira me dizer, 48h após o parto: “vai estimular a mama de 3/3 horas, mesmo de noite e mesmo que seja pouquinho leite deve continuar a estimular. O colostro é o melhor hidratante; no final coloca um bocadinho do seu leite no mamilo e deixa secar”. E assim foi…a Ana ia dar de mamar à sua bebé e eu ia à bomba! De seguida levava o leite às enfermeiras e estas davam aos meus tesouros. E assim foi durante um mês!
A ida deles à mama foi gradual, desde as suas 34 semanas, mas só às 36 semanas é que o Gonçalo começou a mamar. Mamava sôfrego, engasgava-se e bolsava.
O Santiago não sabia mamar, por isso dava mama ao Gonçalo, tirava leite e dava no biberão ao Santiago. Lá ia colocando o Santiago embora sem sucesso … mas, por força do destino, no dia que optei por dar do meu leite em biberão ao Gonçalo, com 40 semanas o Santiago aprendeu a mamar!
Muito mais havia para contar, mas resumindo, até aos 3 meses beberam só do meu leite e, hoje com 6 meses, o Santiago ainda mama e o Gonçalo às vezes também.
A minha alimentação
Os meus bebés tiveram sapinhos de 15 em 15 dias até aos 4 meses... e era tão fácil justificarem que podia ser do que eu comia… a verdade é que deixava de comer alimentos ácidos e os sapinhos apareciam na mesma! Agora criaram defesas e os sapinhos emigraram! Desde então, comecei a comer um pouco de tudo, evitando apenas álcool, picantes e vinagre (porque me faz aftas a mim).
A alimentação da mãe a amamentar deve ser saudável e sem excessos, não por influenciar diretamente na qualidade ou quantidade de leite mas para o bem-estar e saúde da mãe.
Para terminar:
- Vão tirando as vossas dúvidas apenas à medida que aparecem.
- Uma amamentação eficaz depende da força de vontade da mãe e do tipo de bebé… peçam ajuda para perceber se o vosso bebé faz uma boa sução e uma boa prega.
- Se o vosso bebé aumenta de peso, é porque o leite é suficiente, mesmo que só mame 5 minutos! Os meus bebés faziam mamadas de 5/10 minutos de 3/3horas e aumentaram sempre de peso.
- Descansem quando o bebé descansa para ter energia a amamentar.
- Por volta dos 3/4 meses começam as distrações, sendo normal o bebé mamar menos tempo e brincar na mama parecendo que já não gosta de mamar. A verdade é que mamar deixa de ser a única atividade da vida do seu bebé. Quando ele tiver fome ou estiver saciado dá sinal, e nesta fase você já o entende bem!
- Meninos a fazer biberão deixam de gostar de mamar? No meu caso é mito! O Gonçalo nunca se esqueceu de como é mamar.
Para as mães de gémeos, este assunto tem de ser abordado de uma maneira um pouco diferente… Deixo apenas um exemplo e brevemente escrevo só para elas!
Mãe de gémeos a amamentar tem menos aquilo de “aquele momento único e só da mãe/filho”, ou seja, muitas vezes é difícil estares a dar de mamar e usufruir daquele momento se tens o outro bebé a chorar e, no momento, não há ninguém para te ajudar! O segredo está em aproveitar esse momento de amamentação quando o outro deixa!
Espreite a Dica 2 – Mamilos Gretados dicas-de-uma-mae3.webnode.pt/dicas/dicas-de-uma-mae/